Vida nos Campos da Morte

foto capa 2

O livro reportagem foi escrito no segundo semestre de 2009, após viagem à Polônia junto à Marcha da Vida Universitária.

O objetivo é compartilhar um pouco da experiência de retorno aos locais que serviram de cenário à barbárie da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto Judaico. As observações e reflexões expostas no livro procuram aproximar o leitor da dimensão de catástrofe que pode ser observada ainda hoje na Polônia.

O livro ainda conta com a resenha de filmes que retratam o Holocausto – ou Shoá do termo usado em hebraico – e que contribuem para a compreensão do ocorrido na primeira metade do século XX.

Por que um livro?

Este livro foi escrito para ser lido mais de uma vez. Foi escrito para ser guardado como lembrança de uma época sombria da humanidade, em que os direitos sociais foram deixados de lado, dando espaço para a construção de uma barbárie sem igual.
As cenas observadas e descritas no livro procuram aproximar o leitor da experiência vivida pelo autor nos diferentes espaços que serviram de cenário para a tentativa nazista de destruição de toda a história judaica da primeira metade do século XX.
Por meio de impressões, observações e reflexões profundas, o texto cria uma experiência de envolvimento nas paisagens descritas e procura fazer uma discussão sobre os impactos destes acontecimentos nos dias atuais.

Assim, o livro possui espaços demarcados para digressões e questionamentos provocativos que podem ser respondidos, ou não, por cada um dos leitores.
O passado é invocado como catalisador de angústias e incompreensões extraídas das diversas manifestações de intolerância que tomaram conta da Europa na construção do regime nazista e, principalmente, na perseguição de algumas minorias.
A Shoá, como é chamado em hebraico o tema do Holocausto, não pode ser esquecida, nem deixada em segundo plano. É responsabilidade de todas as gerações posteriores garantir que um evento como esse nunca mais volte a acontecer.
Holocausto nunca mais, para nenhum povo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s