MITO #5: Quem abre uma ONG não pode receber salário. E se receber, não pode ser bom/adequado. (não posso ser remunerado por trabalhar em uma Ong)

ONGUEIRO-NAO-PODE-SER-REMUNERADO

Balela, é claro. Todas as pessoas que trabalham em organizações sem fins lucrativos podem ser remuneradas. Inclusive, a diretriz é que a remuneração respeite mercados similares para definir  o salário. É importante ficar claro que a lei trabalhista (CLT) não tem nada a ver com um ou outro setor e deve vigorar numa associação assim como em qualquer empresa quando este for o caso.
Essa confusão pode acontecer porque diretores estatutários de associações só podem ser remunerados – pelo cargo de direção – se a organização possuir a titulação de OSCIP, OS ou CEBAS e deliberadamente registrar em Estatuto que os diretores exercem essa função de forma remunerada (respeitando sempre limites e diretrizes legais). Por que escrevi “pelo cargo de direção”? Porque muitas vezes o diretor é um profissional-chave, especialista em sua área de atuação e trabalha na organização, por exemplo como médico. Ele pode ser contratado como médico e exercer o cargo de Diretor de forma voluntária, caso a organização não possua título de OSCIP ou não tenha interesse em remunerá-lo por esta função.
O que acontece também é que o setor social possui diversas oportunidades de trabalho voluntário, no qual o colaborador não é remunerado financeiramente, mas deve cumprir o que esta acordado entre a organização e ele. Neste caso, a contrapartida é a realização pessoal, a oportunidade de vivenciar experiências diferentes, fazer o bem e por ai vai. O voluntariado, apesar de não remunerado, não diminui a responsabilidade de uma pessoa sobre seu trabalho e seus compromissos. É fundamental estabelecer um contrato de voluntariado entre organização e voluntário, com modelo disponível aqui: http://www.voluntariado.org.br/default.php?p=legislacao.php 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s