Por que uma edição colaborativa do livro Mochila Social?

Lançar um livro é difícil e dá bastante trabalho (se você não é o Drauzio Varella ou o Diogo Mainardi). Tem a questão da diagramação, do registro junto a Biblioteca Nacional, da impressão, da distribuição (e consequentemente  no número de exemplares a ser publicado), nos custos, na editoria e, claro, no risco financeiro de ser um fracasso. Ah, claro, tem que ter assunto o suficiente para escrever um material que seja relevante, novo e possivelmente interessante a um grupo de pessoas.

Da minha parte, quis publicar um livro que contemplasse não só a minha experiência cronológica junto ao projeto Mochila Social, mas que pudesse trazer reflexões novas sobre nossas possibilidades de se portar diante do “social”, seja em uma organização social, um movimento social, um negócio social ou em um empreendimento social. E claro, a todas as outras atividades que não taxamos de social, mas que de uma maneira ou outra são também.

A decisão de inovar na forma de publicar meu segundo livro vem baseada no fato de eu acreditar na importância da publicação e ter avançado em quase todos os itens descritos no primeiro parágrafo de maneira independente até agora. Então, por que não colocar o projeto à prova, publicamente, para que seja avaliado por um grupo diverso de pessoas e, caso atinja um público razoável, justifique seu lançamento?  Por isso, coloquei a disposição de quem quiser baixar gratuitamente, a Introdução e um capítulo sobre o Quênia, para que avaliem meu trabalho e façam a opção comprar um exemplar e garantir a publicação ou não.

O objetivo de se fazer uma campanha de financiamento colaborativo, via www.catarse.me/mochilasocial é de arrecadar os recursos necessários para a impressão de três mil exemplares do livro Mochila Social: um olhar sobre desenvolvimento social e pobreza no leste da África. Com a campanha de pré-venda colaborativa, será possível “libertar” a primeira edição do livro – com design incrível do Gustavo Piqueira (Casa Rex) – para que seja trabalhado seu conteúdo em algumas escolas e outros espaços de troca e aprendizagem sem barreiras financeiras.

Eu particularmente não tenho nenhum objetivo de “lucrar” com esta publicação (acredito que já “lucrei” mais do que qualquer um com as vivências e experiências na Índia, Oriente Médio e África). O meu interesse é, por meio do livro, levantar o debate e a discussão sobre desenvolvimento social e as diferentes formas de se erradicar a pobreza. Eu tive apenas algumas experiências nesta trajetória, mas tenho certeza que há muito mais para ser descoberto, pesquisado, aplicado, testado e quem sabe um dia, transformado.

Sendo assim, eu mesmo serei a Editoria/selo que publicará o livro, fazendo todo o processo do registro na Biblioteca Nacional até a impressão e distribuição dos exemplares. Convido a todos a baixarem alguns capítulos e avaliarem o meu trabalho, como editores. Se acharem que este livro tem potencial para ser publicado, por favor acessem www.catarse.me/mochilasocial e adquiram um ou mais exemplares para viabilizar a publicação. Espero todos no lançamento!

Obs: farei a impressão de três cópias da introdução e outras três do capítulo referente ao Quênia e deixarei em alguns pontos da cidade. Aviso em breve aonde estão se alguém quiser vê-los em mãos!

Deixe uma Resposta

