Proposta de Olhar

Mais do que uma viagem de pesquisa, estou tentando propor um olhar diferente. Muitas vezes viajamos e nos expomos a experiências a nossa volta com um certo teor de indiferença. Com a cabeça focada apenas no que estamos vivendo e pouco ao que esta acontecendo à nossa volta.

Hoje creio que possuímos grande parte das habilidades e conhecimento necessários para a solução de uma infinidade de problemas sociais. Não só o governo, Ong’s, empresas e instituições têm uma responsabilidade sobre o que há de errado por ai, mas cada um de nós. Afinal, estas organizações são formadas por um conjunto de indivíduos e, em última instância, são suas decisões pessoais que influenciam o resultado final ser positivo ou negativo.

Portanto acredito na importância da nossa formação individual como forma de mudança social. O que vemos, sentimos e pensamos influencia diretamente o que fazemos. Escolhi me expor a diferentes experiências em busca de um melhor entendimento sobre o que significa viver em situação de pobreza, o que significa carecer dos recursos mais básicos que damos como normais em nossas vidas. Não por que acredito que nesse momento tenho a habilidade de fazer a diferença na prática, mas por que estou interessado na minha formação como pessoa, independentemente do que eu venha a fazer no futuro.

Imagino que as interações com as pessoas que cruzam o meu caminho nessa viagem, são ponto crucial para o sucesso da experiência. E o compartilhamento de idéias, pensamentos e aprendizados, uma oportunidade de encontrar mais pessoas que, assim como eu, sentem-se insatisfeitas com o que vêem por ai, mas não necessariamente sabem como agir para tal mudança.  Sai não necessariamente em busca de respostas, mas em busca de perguntas mais elaboradas, mais concretas e mais fáceis de serem convertidas em ação.

Gostaria de propor que abramos nossos olhos ao simples que nos rodeia. Desmistifiquemos os problemas que parecem insolúveis, dissequemos a realidade a sua parte mais simples. E que assim então seja possível agir. Não distantes de nossos interesses pessoais e não distante de nossas habilidades até agora adquiridas. Minha proposta é canalizar o que temos de bom – individual e coletivamente – para melhor atender nossas demandas sociais.

Por isso carrego em minha “Mochila Social” alguns aprendizados e experiências práticas que pretendo compartilhar com pessoas nas regiões visitadas e também virtualmente. Aos poucos vou elaborando melhor e torcendo para que a conexão com a Internet garanta atualizações periódicas.

Ah, um detalhe pra quem pergunta: não quero trabalhar com pobreza no futuro. Não quero que haja pobreza no futuro.

 

 

 

Anúncios

1 comentário a “Proposta de Olhar”

  1. Alexandre
    Acho que hj li um dos melhores texto do seu blog….
    Além de sImplesmente sensível, e revelar muito da pessoa que vc é, achei que ele impulsiona bastante a acreditar em mudança…e o olhar o em volta.
    Admirável ver vc crescendo assim.
    Continue…Boa viagem! Aproveite muito…e volte cheio de perguntas!
    Beijinhus Ju

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s