Pode uma música mudar o mundo?

Pode uma música mudar o mundo? A melodia dispersa entre uma bem estruturada harmonia pode ser responsável pela mudança que o mundo precisa? Não tenho certeza, mas uma música pode mudar um homem, e esse homem mudar o mundo.

Todos nós temos problemas. Lidamos diariamente com a vastidão de conflitos simultâneos que atrapalham nosso raciocínio desviando nosso pensamento do que de fato gostaríamos de pensar. Mas assim vamos levando, carregando alegrias e dores no coração, percorrendo o mundo em busca de significado e ação. Se uma canção pode nos ajudar a compreender um pouco melhor nossos sentimentos, e com ela descarregamos um pouco da tensão do dia a dia, então estou certo que a música tem influência na mudança de uma sociedade, muito além do fator cultural.

Volto de turista à minha própria cidade, São Paulo, e tenho a oportunidade quase ao acaso de assistir ao show de uma banda que acompanho desde seu início. E fico feliz por ter usado uma de minhas noites por aqui para essa experiência. As letras e arranjos deixam o público sem palavras, com vergonha de cantar junto e de alguma forma estragar a beleza do espetáculo que se apresenta. Assim, os integrantes do 5 a Seco vão um a um – e todos juntos – envolvendo as histórias individuais de cada espectador da platéia e abrindo aos poucos portas de entendimento e admiração ao que se vê.

O clima no Auditótio Ibirapuera é uma mistura de admiração e respeito mútuo, não só por razão da gravação do primeiro DVD dos músicos – dessa vez até com a participação de Lenine e Maria Gadú – mas muito pela atmosfera quase familiar que se estabelece por onde tocam.  Se hoje acredito estar mais aberto para diferentes tipos de efeitos que a música pode nos trazer (há duas semanas participei, no Auditório de Jerusalém, de um concerto de flauta clássica indiana em que a primeira música possuía apenas 5 notas e levou cerca de 50 minutos – e me encantei), tenho certeza que há algo na sonoridade, composição, arranjo e performance do 5 a Seco que nos conecta ao que pensamos e sentimos.

E eu, que entre outras coisas, venho abrindo mão de tantas coisas que gosto em busca de um pouco de aprendizado, vou me contentando com vídeos no YouTube e o DVD, que espero muito em breve adquirir. E se a lágrima do olho escorre entre uma música e outra, é pela precisão das palavras, mas também porque temos muito a admirar da realidade em que vivemos e o que construímos com nosso próprio esforço.

A verdadeira música que muda o mundo pra melhor é aquela que permite a nós entender um pouco mais do que não se pode entender.

O 5 a Seco esta em campanha de Crowdfunding para lançamento do cd e DVD, você pode contribuir ( e reservar seu cd e dvd antecipado) pelo http://www.5aseco.com.br/contribuir.html

 

Duas das favoritas (na Sala Crisantempo):

Deixa Estar: 

Feliz pra Cachorro: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s