#Abas abertas: Cidades modelo, sistemas de irrigação compactos e Permacultura

Mais uma vez escrevo sobre algumas iniciativas que ficaram dias abertas nas abas do meu Google Chrome sem que eu conseguisse fechá-las. A verdade é que eu gostaria de fazer uma sessão nesse blog chamada #favoritos e compartilhar o que venho guardando de iniciativas sociais nessa pasta, mas ainda não consegui me organizar para publicá-las de maneira inteligente. Enfim. Dessa vez escrevo sobre ideias utópicas e difíceis de serem aplicadas e iniciativas bastante “pé no chão”. Da cidade ao campo.

Charter Cities Cidades Modelos – Charter Cities: Ideia-conceito proposta pelo economista Paul Romer faz qualquer um se perguntar: por que não? De maneira dinâmica e simplificada, ele explica durante sua apresentação na TEDGlobal, como poderíamos reorganizar nosso conceito de cidade e desenvolvimento para garantir a criação de espaços-modelo sob administração conjunta de diferentes países. Foco principalmente em garantir o desenvolvimento de áreas subdesenvolvidas por meio do planejamento conjunto como forma de atender a uma demanda de moradia internacional.

http://ted.com/talks/view/id/608

—————————————————————————————————————————————————–

 Sistema Mandalla de Irrigação: Lá da Paraíba vem uma ideia e um modelo interessantíssimo de irrigação de baixo custo, alta produtividade em um espaço de terra considerado pequeno. O funcionamento é bastante simples e muito inteligente, organizando a plantação em círculos, irrigados com água de uma fonte central também usada para criação de animais. Vale também uma boa olhada na página de tecnologias sociais desenvolvida pela Agência Mandalla: http://www.agenciamandalla.org.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=114

—————————————————————————————————————————————————–

 Kit compacto de irrigação por gravidade: Uma solução sensacional para agricultura familiar e desenvolvimento de pequenos projetos agrícolas irrigados. Com um kit custando menos de U$200,00 é possível irrigar áreas entre 250 e 500m2 pelo sistema de gotejamento, ideal para regiões com baixa incidência de chuvas. Uma ideia possível é levar estes kits para escolas das regiões semi-áridas e transformar o espaço em um centro de treinamento em irrigação para a comunidade local. A manutenção é bastante simples e barata, o que garante certa sustentabilidade ao projeto. Veja o vídeo de instalação do Kit:

—————————————————————————————————————————————————–

IPEP – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa: O Instituto, localizado no RS, vem desenvolvendo um importante trabalho de formação em permacultura no sul do Brasil. Ao mesmo tempo, difunde seus aprendizados, descobertas e práticas em videos bastante explicativos narrados pelo presidente da instituição, João Rockett. O site deles ainda está em construção, mas o trabalho pode ser acompanhado na série de vídeos do Youtube. E se você não faz ideia o que é Permacultura, tá na hora de dar um Google…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s