Por que eles querem que eu fique (2)

Lista de documentos

Sem opção. De volta a Hyderabad. 15 horas de viagem para tentar resolver um problema um tanto quanto contraditório: ir até a imigração solicitar a minha permissão de residência na Índia para, com ela, poder deixar o país. Apesar das possíveis complicações disso tudo, seria uma típica experiência indiana e uma oportunidade de passar um tempo a mais por aqui.

No trem, dois novos amigos disseram para eu ficar tranqüilo, afinal, Hyderabad e o escritório da imigração são conhecidos por sua corrupção e eu não teria problemas. Até tentei explicar que eu não era lá muito chegado em corrupção, dado o mal que isso faz para o país, mas eles estavam mais interessados na minha pessoa do que na minha história ou nas minhas falas.

Nada mudou em Hyderabad. A mesma poluição, mesmo barulho, mesmo trânsito e a mesma loucura que eu tanto gostava. No primeiro dia fui orientado a não ir ao escritório da Imigração, pois eles estavam em recesso. No segundo fui atendido apenas para receber a cartilha com todos os 12 documentos que deveria entregar, mais uma multa de U$30,00 por me registrar atrasado. Independente do fato de eu estar fazendo isso tudo apenas para conseguir uma permissão para deixar o país, eles não se mostravam nem um pouco abertos à discussão.

Azar. Aproveitei os dias na cidade para rever amigos e lugares que marcaram minha estadia por aqui. E claro, correr atrás de um lado para o outro em busca dos documentos. O antigo apartamento no qual eu morava agora estava vazio. Aparentemente o novo inquilino deu um golpe de mais de 200 mil rúpias e desapareceu.

Na imigração me solicitaram todo tipo de documento, muitos dos quais eu não possuía e não conseguiria arranjar tão rápido. Tentei explicar que todo esse esforço era apenas para conseguir sair do país, mas os burocratas têm um certo dom em ignorar todo e qualquer tipo de informação relevante, porém fora do programado. Assim, a Internet, o Word e a criatividade foram meus grandes aliados na obtenção – e produção – de alguns dos documentos solicitados.

Com tudo entregue, esperei mais de quatro horas para descobrir que o meu arquivo havia sido esquecido em uma gaveta qualquer, quase perdido. Após encontrarem minha papelada (furada e amarrada com um barbante colorido ao invés de grampos ou clipes), não mais que 15 minutos se passaram e eu estava livre: permissão para residir na Índia, logo, permissão para deixá-la.

Cinco da tarde recebi a papelada, seis e meia estava já embarcado em um ônibus qualquer em direção às praias de Goa. Afinal, meu vôo estava reservado para dali a quatro dias e não havia absolutamente mais nada de burocracia para resolver. Era hora apenas de aproveitar minhas últimas horas no país que mais me provocou na vida. Até agora.

Um pensamento em “Por que eles querem que eu fique (2)”

  1. Você escreve muito bem. Não há como não ficar ligada em suas aventuras , onde o suspense e o relato estão na medida perfeita. Parabéns!

    Gostar

Deixe uma Resposta

