Para discutir a Pobreza.

Comecei uma nova área neste blog. Por meio de uma pesquisa simples pretendo levantar pelo menos duzentas definições de Pobreza vindas de todo tipo de pessoa. A ideia é ajudar a construir uma definição – ou uma série delas – que contribuam não só para a discussão teórica sobre o que é Pobreza, mas que também sirvam de modelo propulsor no direcionamento de novas iniciativas de erradicação da pobreza.

O formulário pode ser preenchido em português, inglês, espanhol ou francês: O Que é Pobreza? (https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&formkey=dE5RNnVPQnExVVJkRjNYVXdxbHdkdlE6MQ#gid=0)

Ajude a divulgar o link do formulário para que possamos compreender cada vez melhor como lidar com esse fenômeno.

Gosto muito do texto no site do Banco Mundial sobre a pobreza e resolvi colocá-lo aqui de inspiração:

Pobreza é fome. Pobreza é falta de abrigo. Pobreza é ficar doente e não ter acesso a um médico. Pobreza é não ter acesso à escola e não saber ler ou escrever. Pobreza é não ter um trabalho, temer pelo futuro, vivendo um dia de cada vez. Pobreza é perder uma criança para uma doença trazida por água contaminada. Pobreza é falta de poder, de representatividade e de liberdade.

A pobreza tem muitas faces, diferenciando-se de lugar pra lugar e através do tempo, e vem sido descrita de diversas formas. Na maioria das vezes, a pobreza é uma situação da qual as pessoas querem escapar. Então, a pobreza se torna um “chamado para a ação” – tanto para os pobres quanto para os em melhor situação. Um chamado para mudar o mundo para que muitos mais possam ter algo para comer, um abrigo adequado, acesso à educação e serviços de saúde de qualidade, proteção contra a violência e uma voz no que acontece em seu ambiente.

 

Retirado do site do Banco Mundial. Tradução livre do autor.

Na página sobre Pobreza vou aos poucos colocando o resultado da pesquisa e mais definições já utilizadas em outros contextos.

Anúncios

Um pensamento em “Para discutir a Pobreza.”

  1. Pobreza é a ausência de recursos para o desenvolvimento e progresso de uma nação, sendo que pode ser de ordem objetiva ou subjetiva.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s