Essa nova geração…

Sério, vai entender essa nova geração. Eu resolvi compartilhar estes dois videos pois me intrigaram de formas diferentes. Primeiro tenho que assumir que sou um grande fã da tecnologia, principalmente das tecnologias de informação na Internet e todas as possibilidades de compartilhar conhecimento por meio dessas novas ferramentas:

  • Sou apaixonado pelo Google e todas as respostas que consigo encontrar sobre qualquer assunto do mundo em tempo real (e todas as suas ferramentas como Calendar, Docs, Sites, Maps e etc);
  • Fico cada vez mais admirado com as possibilidades de interação que o Facebook me permite e a complexidade dos relacionamentos virtuais aos quais ele me expõe;
  • Skype me deixa boquiaberto quando converso com pessoas do outro lado do mundo em tempo real e com direito a câmera;
  • No Linkedin posso construir minha rede de contatos profissionais e recebo informações relevantes de possíveis interessados nos mesmos assuntos que eu;
  • Com o CouchSurfing conheço gente de toda parte do mundo disposta a fazer amigos e ajudar pessoas a terem uma experiência de viagem mais prazerosa;
  • Com um blog escrevo o que penso e compartilho experiências com o intuito de modificar alguns pensamento (na maioria das vezes os meus próprios);
  • Todas as subdivisões do conceito Wiki permitem a construção de conhecimento de maneira interativa e sua credibilidade é construída pelos próprios usuários;
  • TED me dá acesso às mentes mais criativas da atualidade falando livremente sobre o que estão pensando, o que vêm produzindo ou o que gostariam de ver acontecendo no mundo;
  • Com o conceito de RSS organizo a informação que quero receber da Internet e tenho acesso a conteúdos diversos em uma mesma página de maneira clara e organizada (jornais de toda a parte do mundo, blogs, sites interessantes e etc);
  • Com o YouTube e todos os outros sites de compartilhamento de vídeo posso assistir em tempo real praticamente tudo o que já foi produzido na história do audiovisual e com os sites de compartilhamento de imagens vejo e interajo com as cenas mais interessantes do mundo
  • Com e-mail me conecto com qualquer pessoa do mundo e posso usar uma infinidade de tradutores disponíveis online para escrever na língua materna do meu receptor

Poderia continuar a lista sem parar ( e convido os amigos a compartilharem ferramentas que eu não citei). Tudo isso pra dizer: o que as próximas gerações vão fazer com todas essas possibilidades será apenas uma questão de escolhas. Tudo o  que foi citado anteriormente são ferramentas, apenas ferramentas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. Agora, o que será que vamos fazer com todo este potencial?

Esse foi só o primeiro de muitos desabafos de um deslumbrado com a Internet como eu.

Coloco a seguir dois videos que mostram como “nossas crianças” estão reagindo a toda essa revolução:

 

Obs: Estou agendando uma visita a Ong Hole in the Wall, do segundo vídeo em Delhi e espero poder trazer novos insights em breve…

Um pensamento em “Essa nova geração…”

  1. Meu primeiro trabalho de antropologia eu fiz sobre isso , como a internet como meio de comunicacao influencia e mudou a vida ,e a rotina das pessoas hj em dia! Tou fazendo a 3 parte…
    Beijao

    Gostar

Deixe uma Resposta

