Reforçando as oportunidades econômicas e de subsistência por meio de TIC

Apesar do título complexo, o tema é de fato bastante interessante. Hoje tive a oportunidade de participar de um seminário com essa temática*. Na mesa principal estavam representantes da Aide et Action International South Asia, outras organizações não governamentais (como a Smile Foundation) e uma organização mista, chamada NSDC (National Skill Development Corporation)

A principal ideia do seminário era compartilhar algumas experiências que vêm sendo realizadas na Índia, com foco em educação. Ao mesmo tempo, entender como o desenvolvimento de tecnologias da informação e de comunicação (TIC) podem contribuir para esse fim. Claro que esta discussão faz sentido no cenário local contemporâneo, com incríveis avanços na área de TIC por toda a Índia e, mesmo assim, uma enorme desigualdade social e carência de infraestrutura e políticas públicas efetivas na área de educação (Digo efetivas pois algumas mudanças vêm de fato ocorrendo, mas há ainda necessidade de implementação dessas políticas – Right to Education Act e algumas alterações na Constituição nos últimos anos).

Um dos temas amplamente debatido foi o uso de treinamentos específicos de jovens para o mercado de trabalho. A discussão basicamente gerou dois pontos de vista que compartilho aqui: (1) Fornecer habilidades específicas para jovens sem estudo é uma ferramenta completa para inserí-los no mercado de trabalho e assim desenvolver o país e (2) a ideia de que este tipo de treinamento só será efetivo se coordenado com outras iniciativas baseadas em necessidades básicas, principalmente garantidas pelas instituições públicas.

Na verdade, acho que no fundo fui eu quem criou esta dúvida, e por isso compartilho por aqui. Fica aberta a discussão sobre o tema, mas não posso deixar de expressar minha preferência pela segunda alternativa. Mesmo acreditando que as duas ações estão certamente coordenadas, ainda acredito que o Estado tem de ocupar um papel visível e fundamental para o desenvolvimento das necessidades básicas.

*O título original do seminário era: Enhancing the Economic and Livelihood Opportunities through ICT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s