Proposta de Terceira Guerra Mundial: contra a Pobreza

O Homem deve usar todos seus recursos para combater a Pobreza no século XXI

Por toda a minha infância e adolescência, cresci ouvindo relatos da Segunda Guerra Mundial. Histórias de parentes próximos e de amigos, escritores, historiadores e desconhecidos. Filmes, fotos, tudo em preto e branco, relegando estas experiências a um passado distante e parte de um outro momento da história.

O lema muitas vezes repetido “Nunca mais, para povo nenhum!” sempre me emocionou muito, como forma de garantir que a mensagem fosse passada às próximas gerações e permanecesse apenas em museus e livros, desprendendo-se do cotidiano e evitando sua repetição.  Afinal, quem é que permitiria que uma barbárie como aquela se repetisse?

Muhammad Yunus, economista bengalês responsável pelo Grameen Bank e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, sugere em um de seus livros que a Pobreza deve ser erradicada e colocada em um museu. Isto porque acredita que a sociedade hoje possui todas as características necessárias para dar um fim a Pobreza. Se contarmos apenas as pessoas que vivem com menos de U$1 por dia, são mais de 1 bilhão de homens, mulheres e crianças, sem distinções, cujos dias são como constantes desafios a lógica. Se elevarmos para U$2 doláres por dia, já são aproximadamente dois terços da população mundial que vive sob estas condições.

Ao mesmo tempo, é possível observar uma grande evolução nos padrões básicos de vida da sociedade contemporânea, elevando aos poucos a qualidade de vida de todos, com o desenvolvimento de novas tecnologias e iniciativas sociais de escala global. Porém, todo esse esforço vem sendo tratado em paralelo as atividades lucrativas e uma lógica de consumo desenfreado. Se fosse possível  – e há muitas iniciativas ao redor do mundo que contribuem para esta afirmação, como o próprio Grameen Bank sugere – utilizar as mesmas ferramentas de produção do segundo setor para o desenvolvimento social e a erradicação da pobreza, talvez poderíamos em breve levar nossos filhos e netos aos tão esperados museus da Pobreza.

Mas é fato que moderadamente não será possível alcançar resultados convincentes. Se quisermos de fato, como sociedade, elevar a qualidade de vida das populações e erradicar a pobreza, seja qual for sua definição, temos que iniciar uma mudança drástica de atitudes. Se durante as grandes guerras o mundo inteiro para suas atividades para acompanhar o combate entre alguns países, por que será então que não podemos por alguns anos, mobilizar todos os nossos esforços e atitudes em prol do fim da pobreza?

Anos mais tarde, lembraríamos deste período como um marco histórico, divisor de águas entre uma sociedade ativa mas desmobilizada, e outra cujas ações se voltam diretamente para o bem estar social. Temos que pensar mais em nós mesmos como uma grande comunidade.

O dia 17 de outubro marca o Dia Internacional de Erradicação da Pobreza, e poderia ser o marco inicial desta nova postura. Pelo menos individualmente, até conseguirmos mobilizar nossos chefes de estado e garantir uma atuação coordenada e massiva.

Por enquanto, vemos iniciativas interessantes como a dos jovens da ONG Um Teto Para meu País, que hoje celebram a data passando uma noite nas ruas de São Paulo, em uma mobilização apelidada “Noite sem Teto”. Com o nobre objetivo de chamar a atenção para a situação crítica pela qual desviamos o olhar todos os dias. “Pobreza nunca mais, para povo nenhum!”

 

Anúncios

1 comentário a “Proposta de Terceira Guerra Mundial: contra a Pobreza”

  1. Infelizmente a situação de pobreza interessa e muito aos políticos do nosso país… Veja o que está acontecendo nesta eleição, como a força dos pobres, está levando ao poder novamente este partido de corruptos e pessoas sem escrúpulos. Não interessa mudar esta situação…muito triste !

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s