Reciclagem de plásticos

Coleta de plásticos em Ramat Gan, Israel

Aqui em Tel Aviv e arredores, como a cidade de Ramat Gan onde estou, é muito comum você estar andando na rua e se deparar com uma grande gaiola no meio da calçada, normalmente lotada de garrafas de plástico.
Já faz parte do cotidiano israelense separar os plásticos e depositá-los em uma dessas gaiolas. A coleta de garrafas, sacos plásticos, CD’s e DVD’s é feita diariamente por uma organização chamada ELA (site em hebraico), cujo trabalho se estende também a aulas sobre reciclagem e um interessante trabalho de educação ambiental em diversos meios. A iniciativa envolve algumas das mais importantes empresas de bebidas em Israel, demonstrando certa responsabilidade com o descarte de seus produtos.
O fato dessas gaiolas estarem espalhadas pelas cidades por aqui, e seu conteúdo ser visível a todos que passam próximos, é um excelente lembrete da quantidade de lixo produzido diariamente em uma metrópole. É assustador então pensar outros lugares do mundo com consumo semelhante ou superior que despejam essa quantidade de plástico sem um destino adequado.
Como o verão de Israel é intenso – e consequentemente a quantidade de líquidos ingeridos pela população geraria um enorme caos ambiental – essa é uma iniciativa que com certeza contribui com o meio ambiente. Infelizmente tenho ouvido bastante que quem fica com o dinheiro arrecadado é uma espécie de máfia, não necessariamente criminosa, mas que recolhe os juros para benefício próprio. Há algumas outras empresas que também cooperam com esse serviço, como a Aviv em Ramat Gan. E toda essa coleta é apoiada pela prefeitura, nem que muitas vezes o apoio seja feito só por meio de declarações públicas.
Amanhã parto para Jerusalem para dar início a um programa de trabalho e estudo em Desenvolvimento Social, cooperação entre Israel e a India. É possível que, a partir de então, as postagens deste blog fiquem mais focadas com estes dois países.

Detalhe CD/DVD

Anúncios

1 comentário a “Reciclagem de plásticos”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s