Captando recursos nas alturas

Assim que o avião da companhia aérea israelense El Al se aproximava de Tel Aviv, os comissários de bordo distribuíam um pequeno envelope a todos os passageiros que vinham de Frankfurt junto comigo. Eu, que tenho o péssimo costume de ler todo tipo de papel que me dão, reparei que ao mesmo tempo algumas palavras eram ditas em hebraico e eu as entendia.

O comissário explicava que estes envelopes eram uma parceria entre a El Al, o Banco Hapoalim para arrecadar fundos para duas organizações filantrópicas. Na fala, o comissário sugeria que os passageiros doassem o troco em moeda estrangeira que não usaram, para que pudesse contribuir com pessoas com necessidades especiais.

Eram duas as organizações apoiadas: Aleh, que atua junto a pessoas com necessidades especiais, físicas e cognitivas; e Alut, criada em 1974 por parentes de crianças autistas com  objetivo de melhorar as condições de vida dessas crianças.

As duas organizações não fogem muito ao modelo tradicional de organização filantrópica, normalmente formadas por grupos interligados por algum problema ou ideologia em comum. O que me chamou a atenção no caso foi a proposta de captação de recursos feita em um lugar pouco explorado, mas com bastante potencial. Afinal, as pessoas em trânsito costumam carregar quantidades maiores de dinheiro e podem se sensibilizar com a ideia  de utilizar estas sobras para algum fim mais “social”.

É claro que não é uma solução fantástica, prendendo-se somente a parte financeira. Mas é uma demonstração de como é possível arrecadar fundos nos mais diversos espaços.

Anúncios

2 thoughts on “Captando recursos nas alturas”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s