Feirão do Imposto

Na sexta feira passada, enquanto eu caminhava pela Avenida Paulista para resolver minha situação no Consulado Indiano, fiquei impressionado com uma bagunça organizada na frente do prédio da Fiesp. Um rapaz me abordou e me entregou um curioso anúncio: Feirão dos Impostos.

Era um protesto. Muito bem humorado, e muito relevante. Vários jovens estavam “administrando” uma loja na calçada da Paulista em que, ao invés dos preços, as etiquetas continham a porcentagem de impostos que incidia sobre os produtos expostos. Além disso, estavam distribuindo dois panfletos com informações tributárias sobre os principais produtos consumidos pelos brasileiros.

Não só a qualidade do material gráfico impressiona, como também contribui para conhecer a fundo quais são essas cargas tributárias que interferem diretamente nos bolsos de todos os brasileiros. “A maior queima de dinheiro em todo o Brasil!”, ” O único saldão em que ninguém fica de fora” e “É comprar e participar! Veja como é simples e caro, muito caro” são algumas das frases de abertura do caderno entregue pelo rapaz.

O Feirão do Imposto é uma iniciativa nascida em 2003 na cidade de Joinville através da ACIJ Jovem (Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Joinville). Através dele pode se conhecer de forma transparente  a  carga  de  impostos  pagos  pelo  contribuinte  (percentual  de  tributos)  sobre  serviços  e  bens  de  consumo  que é  um  direito  assegurado  pelo  parágrafo  50  do  Art.  150  da  Constituição  Federal.

É bom ser surpreendido de vez em quando com iniciativas como essa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s