A Copa e nossos outros problemas

“O fim da pobreza vai exigir uma rede de cooperação global entre pessoas que  nunca se conheceram e que não necessariamente confiam umas nas outras”

Jeffrey Sachs,  em O Fim da Pobreza, no início do 12º capítulo Soluções Práticas para Terminar com a Pobreza

Em tempos de Copa do Mundo e euforia mundial, é inevitável não se zangar com a incrível mobilização de bilhões de pessoas para uma causa e não para outras. Confesso que consigo compreender e tolerar o fanatismo ao redor do futebol e dos outros esportes. Afinal, entretenimento e cultura são fundamentais para o desenvolvimento social e a satisfação dos prazeres pontuais, que nos incentivam a continuar existindo.

Mas, ao mesmo tempo, sinto falta de enxergar esse potencial de mobilização que demonstramos em situações específicas em outras situações que clamam por um comprometimento global. São tantos os chamados e apelos por um envolvimento de toda a sociedade no auxílio àqueles que ainda vivem em situação de pobreza, miséria ou indigência, que parece injusto observar o comportamento mundial em relação à Copa.

Com certeza já temos conhecimento, ferramentas e tecnologia suficiente para resolver grande parte dos problemas que ainda hoje assolam um contingente imenso de pessoas ao redor do mundo. Basta direcionarmos nossos objetivos e ações para este fim e poderemos em breve comemorar muitos outros feitos globais.

Será que se propuséssemos uma competição entre os diversos paises, estabelecendo critérios, regras e prazos para a erradicação da pobreza e atenuação das desigualdades sociais, conseguiríamos atingir o mesmo contingente de pessoas? E será também que conseguiríamos levantar a mesma quantidade de recursos?

Penso que levaríamos vantagem pois não seria necessário repetir o processo a cada quatro anos, mas se fossemos tão focados e dedicados, poderíamos realizar este evento apenas por alguns poucos anos, e nos seguintes estaríamos ocupados assistindo igualmente o futebol ou qualquer outro evento internacional.

Fica aqui a sugestão de leitura: O Fim da Pobreza, do Jeffrey Sachs, um dos idealizadores do UN Millennium Project e do Earth Institute. Em breve faço uma resenha deste e de outros livros sugeridos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s