Água: improviso

Na comunidade de Colinas D’Oeste, em Osasco, a água é um bem bastante disputado. A distribuição é feita de maneira bastante irregular pelos órgãos públicos. Há muita intermitência no fornecimento às pessoas que possuem encanamento, uma minoria na região. Todos os outros moradores dependem de um sistema extremamente precário elaborado e financiado pela própria comunidade.

Nas imagens pode-se ver o sistema de mangueiras expostas que conduzem a água dos escassos pontos de fornecimento – muitas vezes a casa de um morador – ao resto das pessoas.

A grande maioria não possui acesso direto nem a essas mangueiras, tendo que periodicamente depender do abastecimento de tonéis e galões para obterem água por alguns dias. Em todas as casas entrevistadas, haviam torneiras e pias sem uso, substituídas na prática por caixas de água, tonéis, baldes e outros recipientes muitas vezes imundos para a armazenagem desse item tão importante.

Vale dizer que a comunidade é muito grande, dividida em 6 setores, todos dependentes deste sistema.

O tema do fornecimento de água limpa e potável é um dos pilares do desenvolvimento social, tendo em vista que todo ser humano tem necessidades básicas e diárias de consumo. Se estas necessidades não são atendidas, o desempenho no cotidiano sofre grandes alterações, gerando uma reação em cadeia para que estas pessoas não consigam sair da situação de extrema pobreza em que se encontram.

Ao mesmo tempo, já existe muito conhecimento na área de fornecimento de água e saneamento básico que não têm ainda alcance para todos. Além das estruturas urbanas, há também algumas soluções quase emergenciais que, apesar de interessantíssimas, ainda não recebem o devido apoio. É o caso de uma garrafa com filtro para qualquer tipo de água, chamada Life Saver e desenvolvida pelo inglês Michal W. Pritchard.

Há um vídeo interessantíssimo de demonstração dessa garrafa em: http://www.ted.com/talks/lang/eng/michael_pritchard_invents_a_water_filter.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s